terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Belchiorizando: O Luiz Mourão do Cunhassu!

 

Personagens populares da Palma de Coreaú. Esse é o seu Luiz Mourão do Cunhassu Velho!




COREAÚ ESTÁ ENTRE OS 10 MUNICÍPIOS DO CEARÁ COM MENOR PIB PER CAPITA

            Trabalho feito pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Econômico do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), traz o "Painel de Indicadores Sociais e Econômicos: Os 10 maiores e os 10 menores municípios cearenses”, um comparativo dos dez maiores e menores municípios do Estado em relação a indicadores das áreas de demografia, saúde, educação, saneamento, energia elétrica, economia, emprego formal e previdência social. 

            Os indicadores, que tem como base dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são concernentes ao ano de 2019 ou o mais próximo temporariamente deste período, em uma serie temporal de seis anos. O documento é estruturado por meio de tabelas e mapas temáticos que possibilitam avaliar o ranking dos municípios em diversos indicadores geossocioeconômicos, podendo-se também analisar o comportamento dos mesmos ao longo dos últimos anos.

            No quesito PIB PER CAPITA, o Município de Coreaú se apresenta entre os dez menores do estado. No quadro abaixo, é possível ver a lista dos dez maiores e menores.


            É importante entender, o significado do termo PIB PER CAPITA. PIB per capita ou PIB por pessoa é o indicador econômico que representa o que cada pessoa do local analisado teria do total de riquezas que são produzidas no país. Sendo assim, o PIB é dividido pelo número de habitantes da área, indicando o que cada pessoa produziu. Com isso, uma média de riqueza produzida por pessoa no Município é tirada. Porém, muitos estudiosos questionam o citado índice, que não considera a desigualdade social nem a concentração de renda que algumas localidades sofrem.
          Entretanto, os números mostram um crescimento deste índice de 2013 a 2018, o que relativamente constata um crescimento de riqueza produzida, mesmo estando o Município entre os 10 menores. Também traz um aviso as autoridades públicas, de que é preciso um plano estrutural de desenvolvimento econômico local, com efetivo investimento de setores e culturas econômicas do Município. 
            

Estudo geral do IPECE no link: https://bityli.com/5TKps




sábado, 2 de janeiro de 2021

ESPÉCIE DE JACARÉ É ENCONTRADO MORTO NA COMUNIDADE CUNHASSU VELHO, EM COREAÚ/CE

            Algo inusitado aconteceu nesta manhã do dia 02 de janeiro de 2021, na pacata Comunidade de Cunhassu Velho, em Coreaú/CE. Um jacaré foi encontrado morto, próximo ao conhecido "Açude Velho", em frente a Escola Dr. Manuel Carneiro de França. Moradores locais, notaram dentro de um cercado, próximo ao açude, urubus. Ao chegar, perceberam o animal.

            Anteriormente, alguns moradores da ribeira do rio juazeiro, já viram ou apreenderam estes animais dentro do rio. Porém, esta é a primeira vez, que é encontrado este tipo de animal em Comunidades longínquas do rio. Há de notar, que o açude citado fica a 8 km do rio juazeiro, por isso a curiosidade do povo local, em saber como este animal veio ali parar, e se tem mais alguns.

           Ao meu ver, o caso deveria ser informado as autoridades ambientais ou para os bombeiros, para que as medidas sejam tomadas.





Contas de Governo do ex-prefeito Carlos Roner Felix de Albuquerque, referente ao exercício de 2017, chegam a Câmara Municipal de Coreaú. Veja os trâmites legais da análise destas contas.

     As contas de governo do ex-prefeito de Coreaú/CE, Carlos Roner Felix de Albuquerque, referente ao exercício de 2017, chegaram a Câmara ...